Análises Cefalométricas

02-4-paginaAs Análises Cefalométricas ocupam um lugar de destaque dentre os elementos que constituem a documentação ortodôntica, pois permitem ao ortodontista elaborar um diagnóstico e planejar um tratamento ortodôntico com mais segurança.

Nas análises cefalométricas as dimensões das estruturas do crânio e face são mensuradas de forma angular e linear, e sobre essas medidas é feito um traçado computadorizado do complexo crânio facial do paciente permitindo que o dentista avalie seu crescimento e desenvolvimento.

As principais indicações das análises cefalométricas são permitir a avaliação do crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares e faciais. Os dados fornecidos pelos traçados dão ao ortodontista meios eficientes para diagnosticar as anomalias e alterações encontradas nas varias regiões do crânio.

As imagens (telerradiografias) feitas do mesmo paciente nas várias fases do tratamento permitirão que sejam observadas as alterações que estão se processando tanto pelo crescimento como pela mecânica empregada e ao final do tratamento ortodôntico a telerradiografia é analisada com o intuito de avaliar os resultados obtidos e verificar se as metas propostas pelo tratamento foram atingidas.

servico2Vale citar também que o traçado e análise cefalométrica, bem como os outros elementos que constituem a documentação ortodôntica valem como documentação legal visando a salva guarda do ortodontista no aspecto profissional.Através da utilização do software Cef X da empresa CDT confecciona mais de 70 tipos de traçados cefalométricos computadorizados, alcançando um amplo número de análises, permitindo, assim, maior precisão nos diagnósticos.