Tomografia Cone Beam

 03-1-paginaA Tomografia Computadorizada Volumétrica de Feixe Cônico é uma técnica revolucionária de obtenção de imagem que utiliza um feixe cônico de radiação (Cone Beam) associado a um receptor de imagens bidimensional.

Nesta técnica, o conjunto fonte de raios X e receptor de imagens gira 360º uma única vez em torno da região de interesse.  Durante este giro, múltiplas projeções bidimensionais em ângulos diferentes são obtidas são enviadas ao computador. Essas projeções contêm toda a informação necessária para compor a matriz da imagem em 3D.

 

Após a coleta da imagem, o paciente pode ser liberado, visto que toda a informação necessária para gerar as imagens de 3Dinteresse está contidas na imagem matriz, que por sua vez fica armazenada nos nossos computadores. Cortes nos três planos (axiais, coronais e sagitais) do paciente podem então ser obtidos a partir desta imagem tridimensional.

É possível também obter reconstruções panorâmicas e cefalométricas a partir do arquivo.  As imagens podem ser fornecidas em filmes dry, papel fotográfico e em CD (arquivos DICOM ou PDF).